Ler com Parlendas
Na Educação Infantil, podemos diversificar muito, pois não há um currículo rígido a seguir. A organização da nossa rotina envolve as atividades permanentes e diferentes sequências, além de permitir boas escolhas em relação aos projetos. Portanto, é preciso pensar em atividades permanentes e sequenciais que envolvam outras áreas, como movimento, artes visuais, música etc., para que, em outros momentos do dia, as crianças tenham experiências diferentes.
É partir de questões ou situações reais e concretas, contextualizadas, que interessem de fato aos alunos que se trabalha com projetos didáticos. Compreender a situação-problema é o objetivo do projeto.

O trabalho com projetos pedagógicos em sala de aula é uma maneira bastante interessante de diversificar sua prática e tornar a aprendizagem das crianças mais significativa além de favorecer para que elas pensem em temas importantes do seu ambiente, reflitam sobre atualidades e a vida fora da escola.
Além disso, esta prática possibilita momentos de autonomia e independência do grupo, momentos de cooperação e sociabilidade e também momentos de liberdade, individualidade e interesse.
PARA SABER MAIS: Leia o livro Projetos Pedagógicos na Educação Infantil de Maria Carmen Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Horn, indicado em nossa MIDIATECA
Pedagogia de Projetos
Então por que não elaborar um projeto de leitura e escrita com seus alunos?
Mas LEMBRE-SE, o projeto é uma metodologia eficaz quando:
1) parte de necessidades, interesses e conhecimentos reais dos alunos;
2) supõe a participação ativa do aluno em todos os momentos;
3) pressupõe coerência e coesão na atividade pedagógica no momento do planejamento, da seleção de atividades, da avaliação, constituindo-se num todo significativo para o ensino e para a aprendizagem: todos os envolvidos sabem de onde partiram, onde e quando vão chegar;
4) os atos de ler e de escrever mantêm seu caráter social;
5) possibilita a produção de material (produto final) cuja circulação poderá extrapolar os limites da sala de aula;
6) possibilita aprender com o outro - professor e alunos - aprendendo juntos;
7) cria um clima de cooperação entre os participantes porque a finalidade é compartilhada por todos;
8) o que se tem ao final é um produto resultado da participação/ contribuição de cada um, podendo, portanto, ser partilhado coletivamente.
