top of page

A Pré-história da Linguagem Escrita

No capítulo “A pré-história da linguagem escrita” de seu livro “A formação social da mente” Vygotsky aponta o papel fundamental da escrita no desenvolvimento cultural da criança. Para ele o ensino limita-se ao desenho de letras e construção de palavras de uma forma mecânica, mas não se ensina a linguagem escrita.


Vygotsky também enfatiza a necessidade de se desenvolver um procedimento científico efetivo para o ensino de linguagem escrita às crianças pois, ao invés de se fundamentar nas necessidades naturalmente desenvolvidas das crianças, e na sua própria atividade, a escrita lhes é imposta de fora, vindo das mãos dos professores. Compara essa situação ao processo de desenvolvimento de uma habilidade técnica.

Critica a pouca atenção dada à linguagem escrita como um sistema particular de símbolos e signos, tão importante ao desenvolvimento cultural da criança. Para Viygotsky, a linguagem escrita é feita por um sistema de signos que indicam os sons e as palavras da linguagem falada que aos poucos desaparece para que linguagem escrita converta-se num sistema de signos que simboliza diretamente as entidades reais e as relações entre elas. O autor esclarece que o domínio de tal sistema complexo de signos não pode ser alcançado de maneira puramente mecânica e externa, ao contrário, esse domínio é o culminar, na criança, de um longo processo de desenvolvimento de funções comportamentais complexas.

A história do desenvolvimento da linguagem escrita acontece por transformações inesperadas de algumas formas particulares de linguagem escrita em outras e é constituída tanto de involuções como de evoluções. Isso significa que, juntamente com processos de desenvolvimento e o aparecimento de formas novas, é possível distinguir processos de redução, desaparecimento e desenvolvimento reverso de velhas formas. Vigotsky afirma que a tarefa primordial de uma investigação científica neste sentido é revelar a pré-história da linguagem escrita, mostrando o que leva as crianças a escrever, os pontos importantes pelos quais passa esse desenvolvimento pré-histórico e qual a sua relação com o aprendizado escolar. Mesmo com seus vários estudos da época, não era possível escrever uma história coerente ou completa da linguagem escrita nas crianças. Concluiu, que essa história começa com o aparecimento do gesto como um signo visual para a criança.

VYGOTSKY, L. S. A pré-história da linguagem escrita in A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 119/134

A idéia da evolução da aquisição da escrita, descrita no texto, como “um longo processo de desenvolvimento de funções comportamentais complexas” pôde ser confirmada e entendida com as pesquisas realizadas posteriormente.

bottom of page